O Porquê da Acumulação Térmica
-
A acumulação térmica é uma moda clássica e também uma necessidade natural do mercado.
-
Esta tecnologia consegue ser vantanjosa para o País, para o utilizador, para o produtor e para o distribuidor de energia eléctrica.
Para o País porque permite aumentar, durante a noite, o rendimento das centrais térmicas existentes e porque atrasa a necessidade de investimento em novas centrais térmicas.
Aumenta o rendimento porque lhes permite aumentar a sua produção nas horas de vazio, donde esta tecnologia permitir uma economia de energia ao País.
Por outro lado, ao aumentar o rendimento das centrais térmicas no período nocturno, também lhes permite melhorar as suas emissões nesse período.
Atrasa a necessidade de investimento em novas centrais térmicas porque permite nivelar os consumos eléctricos dos edifícios, evitando as pontas que se verificam sistemáticamente nas mesmas horas de todos os dias úteis .
Por outras palavras, a potência eléctrica disponível nas centrais não é infinita e a disponibilidade para produção de energia eléctrica nas centrais actuais é enorme, quando comparada com a energia que é realmente produzida num período de 24 horas.
Adicione-se a disponibilidade das centrais eólicas durante o período nocturno. Para o utilizador porque lhe permite diminuir os custos da potência tomada e de energia consumida.
Consome durante a noite, com custos inferiores, parte da energia que irá utilizar durante o dia e diminui a potência tomada diurna.
Para o produtor de energia eléctrica, porque um utilizador com acumulação térmica lhe proporciona, em simultâneo um consumo nocturno para a sua central e uma potência tomada diurna inferior.
Um cliente com acumulação térmica permite dois clientes na facturação.
Para o distribuidor de energia eléctrica, porque um utilizador com acumulação térmica solicita uma potência inferior à rede de distribuição, atrasando a saturação dessa mesma rede.
Um cliente com acumulação térmica permite dois clientes na facturação.
Uma tecnologia que segue as regras naturais do mercado, onde os custos de exploração e a rentabilização dos investimentos são as primeiras preocupações para consumidores e produtores, será uma moda e sempre uma necessidade.